quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto Político Pedagógico - Resumo

DENOMINAÇÃO
Centro Educação Infantil Municipal “SEBASTIÃO JUSTINO FURTADO”

ENDEREÇO

Rua: Santa Luzia, s/n, Rio Quartel, Linhares - ES
CEP : 29900-980
TELEFONES: (27) 3373-0582

ENTIDADE MANTENEDORA

Prefeitura Municipal de Linhares – ES
Avenida Governador Santo Neves, 1292, Centro.
CEP – 29900-902 – Linhares-ES.
TEL – (027) 3372 1888

ADMINISTRAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação
Rua Nilo Peçanha, nº 82, Bairro Shell, Linhares-ES.
TELEFONE: (27) 3372-1917

DECRETOS DE CRIAÇÃO

Decreto nº 081/1995 de 1995.

DECRETO QUE DISPÕE A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS CEIM’S

Decreto nº 0340/99 de 17/012/1999.
DECRETO QUE DISPÕE TODAS AS CRECHES À INTEGRAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
 Nº do Decreto que Dispõe todas as Creches à Integração a Secretaria Municipal de Educação: 0288/2000 – 14/07/2000
 DECRETO MUNICIPAL AS NOMEAÇÃO DE DIRETOR
Decreto Municipal nº675 de 29/07/2010 aut. 37 de 27/08/2010.
 DECRETO DA LDB
Decreto n° 5.773/2006 lei n° 9.394/1996, que institui as diretrizes e bases da educação LDB.
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências.

Consiste na análise da situação atual da educação infantil e da atuação do Poder Público (nas esferas da União, Estadual e Municipal) no cumprimento do preceito constitucional da descentralização administrativa com a educação infantil na formulação das políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 06 anos, baseados nos fundamentos legais do atendimento à criança pequena - há uma relação de fontes legais para esse atendimento - a Constituição Federal/88, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei n.° 8.069/1990)  - a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. (Lei n.° 9.394/1996) Plano Nacional de Educação - PNE (Lei n.° 10.172/2001)
Turno Matutino – 07h00min às 11h20min.
Turno Vespertino – 12h30min às 16h50min.
Horário Integral – 07h00min às 17h20min.

APRESENTAÇÃO

O presente documento nasceu após uma inquietação expressa por todo o grupo técnico, administrativo e pedagógico dessa instituição educacional que ansiava pela criação de seu Projeto Político Pedagógico.
O estudo do referencial curricular realizado na SEME durante o ano de 2000, muito contribuiu para nos despertar quanto à necessidade deste trabalho de forma a incorporá-lo a uma visão de que é preciso ampliar nossas diversidades pedagógicas, bem como as possibilidades de transformá-las.
Realizamos vários estudos com o grupo de funcionários e pais, o que nos possibilitou pesquisar diversos materiais. Porém, a nossa maior dificuldade estava centrada nos diversos aspectos que deveríamos atingir. Nossa preocupação era atender as necessidades de nossa clientela e oferecê-la um futuro mais promissor.
O Projeto Politico Pedagógico é uma proposta flexível  nos projetos educacionais, planejados semanalmente, e anualmente. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas no CEIM, bem como o sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivar-se-ão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram.
Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.
Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados.
Pretendemos que este Projeto Politico Pedagógico seja o impulsor e condutor de todos que compõem a comunidade escolar no alcance das metas e objetivos que o CEIM “Sebastião Justino Furtado” se propõe concretizar.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA AÇÃO EDUCATIVA

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

A educação de crianças em CEIM cada vez mais, tem sido vista como um investimento necessário para seu desenvolvimento desde os primeiros meses até a idade de ingresso na escolarização obrigatória. A partir da Lei 9394/96, que estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, o atendimento em CEIM, Centro de Educação infantil, nível de ensino integrante da educação básica.
A educação infantil passa, então, por consideráveis mudanças perante o que era reconhecido como "educação pré-escolar", a qual rompe com a tradição assistencialista presente na área, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Considerando que nossas leis perpassam por mudanças constantes, em seis de fevereiro de 2006, a Lei nº 11.274/2006 (Brasil, 2006) ampliou o Ensino Fundamental para nove anos. Com a referida resolução, houve a antecipação da obrigatoriedade da matrícula para o Ensino Fundamental aos seis anos de idade, ampliando assim, sua duração de oito para nove anos, ocasionando a redução de um ano na Educação Infantil, a qual passa a atender crianças de zero a cinco anos de idade.
Pautados nessas Leis entendemos que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento da autonomia. Essa autonomia gera a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período de zero aos cinco anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, porém se faz necessário que esta construção  seja iniciada na Educação Infantil.
A partir da LDB 9394/96, principalmente com as difusões das ideias de Piaget (1896-1980) Vygotsky (1896-1934) e Wallon (1889-1962), numa perspectiva sócio-interacionista e de abordagem cognitivista, essas teorias buscam uma aproximação com modernas correntes do ensino da língua que consideram a linguagem como forma de atuação sobre o homem e o mundo, ou seja, como processo de interação verbal que constitui a sua realidade fundamental.
A tendência pedagógica cognitiva privilegia o aspecto cognitivo do desenvolvimento infantil e concentra seus principais fundamentos nas ideias do epistemólogico suíço Jean Piaget (1896-1980) e de seus discípulos, que tem como pressuposto básico o interacionismo e seus principais objetivos que consistem na formação de sujeitos críticos, ativos e autônomos.
Na tendência cognitivista, o trabalho na educação infantil é voltado para a criança a fim de que essa seja responsável pela construção do seu conhecimento aprendendo a partir da interação que estabelece com o meio físico e social desde o seu nascimento, passando por diferentes estágios de desenvolvimento. Ou seja, o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente e do controle da própria criança sobre a obtenção e organização de suas experiências com o mundo exterior, quando acompanha com os olhos os objetos, observa tudo ao seu redor, agarra, solta, empurra, cheira, leva à boca e prova etc.
Dentro dessas perspectivas, a Educação Infantil deve permitir que as crianças sejam pensadores, aprendam a refletir sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros. Seguindo essa teoria é que o CEIM “Sebastião Justino Furtado” vem direcionando seus trabalhos baseando-se no que foi estudado por Vygotsky.
Vygotsky desenvolveu inúmeros conceitos fundamentais para que compreendamos a origem de nossas concepções e a forma como as exprimimos: “pensamento egocêntrico”, “pensamento socializado”, “conceito espontâneo”, “conceito científico”, “discurso interior”, “discurso exteriorizado”, e tantos outros.
Diante da explicação dessa teoria, entendemos que é preciso buscar conceitos junto com os alunos e não trazê-los prontos. Assim, ao trabalhar com projetos, nossas crianças estão diante de contextos que pode auxiliá-las na formação do conhecimento. O professor sistematiza seu trabalho, traz os pontos que serão trabalhados e o aluno vai descobrindo aos poucos. Portanto, ao final do projeto, o aluno consegue descobrir, de forma autônoma, os ensinamentos planejados pelo seu professor.

MISSÕES DA INSTITUIÇÃO

O Centro Educacional “Sebastião Justino Furtado” é um espaço estruturado para atender crianças de 1 ano a 5 anos atendendo períodos parciais e integrais, nas quais o potencial intelectual, emocional e moral de cada aluno é cuidadosamente cultivado e orientado.
A missão do CEIM “Sebastião Justino Furtado” é oferecer uma educação de qualidade e responsável, visando à formação integral, social e cognitiva da criança.
Preservar e incentivar valores como a família, a solidariedade, o respeito, a cidadania, fundamentais na construção de adultos sadios, conscientes e integrados. Dedicação, segurança, carinho e amor são atributos primordiais de nosso trabalho. Adquirindo experiências, superando desafios, brincando, vivendo e aprendendo
Os Centros Educacionais de uma maneira geral hoje são conhecidos como parte inseparável da sociedade. Buscam o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando ideias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. O projeto politico pedagógico, portanto, voltado para a integração dos saberes conhecidos, estimulados, produzidos e recriados elege o ato lúdico, espontâneo e/ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança no CEIM ““Sebastião Justino Furtado”, pois através dele é possível se desenvolver uma cultura de justiça, esperança, ternura e solidariedade,o respeito ao individuo e às suas diferenças;uma consciência crítica acerca do mundo;formação de hábitos, valores e atitudes, a autonomia com responsabilidade e respeito à limites, a efetivação a educação inclusiva através de um processo que atenda à diversidade, respeitando os diferentes níveis e ritmos de desenvolvimento todos os alunos e, conseqüentemente, elevando a auto-estima dos mesmos, a construção de  uma cultura escolar mais humana e transformadora através da ampliação dos compromissos curriculares para além dos conteúdos disciplinares, educação  para a cidadania.
Garantir o exercício desse direito é um desafio que impõe decisões inovadoras. Nessa perspectiva, espera-se que a educação, com mais e melhores resultados, seja um instrumento que possibilite a inserção do indivíduo no mundo contemporâneo.
A escola hoje possui um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo desde a educação infantil, o sentido da observação, despertando a curiosidade intelectual das crianças, capacitando-as a serem capazes de buscar informações, onde quer que elas estejam a fim de utilizá-las no seu cotidiano.
A sociedade brasileira, ao longo de sua história, tem enfrentado o problema da exclusão, que gera fortes impactos nos sistemas educacionais. Com a democratização do ensino, a educação passou a ser direito de todos os cidadãos e dever do Estado. Entretanto, inclusão não significa somente garantir a todos o ingresso na escola, mas, sobretudo a permanência num sistema que os acolha e lhes proporcione aprendizagens significativas.
Portanto, cabe aos profissionais desde CEIM, viabilizar uma formação integral do educando, e estar condizente com noções essenciais à sociedade atual e as necessidades da comunidade lo   

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 OBJETIVOS GERAIS
A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Quanto à educação especial o CEIM tem por objetivo valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Segundo a LDB Nº 9394/96, art. 59 parágrafo I: “Os sistemas de ensino assegurarão aos educando com necessidades especiais: I Currículo, Métodos, Técnicas, Recursos educativos e Organização específica para atender suas necessidades”. Bem como a acessibilidade desses educando.
Desta forma, o CEIM “Sebastião Justino Furtado”, em concordância com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil, 1998, p. 63) tem por objetivo desenvolver as seguintes capacidades dos educando:
·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
·         Estabelecer e ampliar todos os mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
·         Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
·         Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
 
Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.
O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
Nesse processo, todos – professores/oficineira, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.
Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços do CEIM “Sebastião Justino Furtado”:
Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico. Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo em que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã. A avaliação desse tipo sistematiza-se em registros.
Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor registra acontecimentos novos, conquistas e mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Dessa forma, o CEIM “Sebastião Justino Furtado” trabalha a avaliação cotidiana, ou seja, avalia a evolução dos alunos no cotidiano escolar. Os relatórios são produzidos de acordo com a observação dos professores sob o desenvolvimento de seu aluno. Nessa observação atêm-se ao processo de autoconhecimento, autonomia, relações sociais e cognitivas, expressão da linguagem oral e corporal, desenvolvimento motor e adaptação ao meio, entre outros.
Tendo como perspectiva as idéias de Vygotsky discutidas nos pressupostos teóricos, fica-nos claro que, a partir da organização dos conteúdos, o contato com os primeiros conceitos da disciplina na Educação Infantil, cria uma zona de desenvolvimento proximal que será consolidada à medida que o aluno for apropriando-se dos demais conteúdos em situações posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário